Fome de cérebros frescos

Segundo dados de pesquisa da Boa Vista Serviços, administradora do SPC,  28% dos calotes provém do descontrole financeiro, atrás do desemprego que representa 30%.
Listo algumas causas das dívidas em Lições sobre Dívidas.
Interessante notar na reportagem que os produtos adquiridos que causaram tais descontroles orçamentários (faixa de 14-15% do universo dos entrevistado):

  1. Móveis
  2. Eletrodomésticos
  3. Eletrônicos
  4. Roupas
  5. Calçados
  6. Produtos ou serviços relacionados com alimentação
Notem que cinco itens são produtos que podem ser adquiridos mediante planejamento. Não são itens de extrema urgência que por si só causam descontrole orçamentário.

Essa pesquisa indica que tais itens foram comprados por impulso, modismo, vaidade, status, todas as variáveis do comportamento humano que são facilmente delineadas e cativadas em marketing e vendas. Eles fazem muito bem isso.
O descontrole no item alimentação pode ser um indicador de alimentação fora de casa com pagamento por cartão de crédito e/ou carrinho de compras no mercado com vários itens supérfluos. Passeios em fim de semana ao ar livre, sem definição de limite da gastos, pode levar ao descontrole também.
Ora como os cinco primeiros itens não são prioritariamente essenciais, o calote aparecerá por que as pessoas precisam de arroz com feijão, pagar as contas de água e luz, de combustível e de medicamentos. No entanto, na hora das compras impulsivas, as necessidades essenciais não são lembradas.
"Para as faixas entre 3 e 10 salários mínimos* o motivo passa a ser o descontrole financeiro (32%), assim como também é a causa para as faixas acima de 10 salários mínimos (27%)."
Uma análise superficial desta pesquisa denota que muitas pessoas e famílias ou não fazem orçamento ou, caso tenham um, não são disciplinadas para segui-lo.

Ou pode ser algo mais forte do que isso: o apelo de marketing é tão sedutor e hipnotizante que forçam tais pessoas a serem conduzidas ás compras como zumbis com para saciar sua fome de "cérebros frescos".



* Salário mínimo atual:  R$ 678,00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos entenderão!

Controle de Estoque - Alimentos